Setembro Vermelho dedica luta e alerta para prevenção de doenças cardiovasculares
Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte entre brasileiros

Além da campanha de prevenção ao suicídio, o mês de setembro também é dedicado à luta contra doenças cardiovasculares. A campanha Setembro Vermelho se dedica à luta e à diminuição dos números de doenças que são as principais causas de morte no país.
A data principal é no dia 29 de setembro, quando se celebra o Dia Mundial do Coração. Mas, durante todo o mês, organizações não governamentais promovem ações educativas, palestras, mutirões de aferição de pressão e teste de glicemia para toda a população.
Com o slogan "Cuidar do Coração é Cuidar da Vida", a campanha reforça que a saúde cardiovascular deve ser uma prioridade diária. Segundo o cardiologista Marcos Henrique, algumas doenças sobressaem nas campanhas devido ao grande número de casos.
“A hipertensão é a mais comum, mais da metade dos brasileiros adultos têm essa doença porque ela surge à medida que as pessoas envelhecem. Umas começam com 30 anos, outras começam com 40, mas 50 anos a maioria já toma remédio”, disse o especialista.
Grande parte das enfermidades, como o próprio infarto, pode ser evitada por meio de consultas regulares, exames de rotina, diagnóstico precoce, controle de fatores de risco, além de estar em alerta aos sinais do corpo e adoção de hábitos saudáveis.
“Eu recomendo para quem não tem doença nenhuma que procure um profissional de saúde, no mínimo, uma vez no ano, para fazer uma avaliação. Nem todos os pacientes vão precisar fazer exames avançados, o básico já evita surpresas”, destacou Marcos.
Leia também